As Minhas Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

6 semanas depois.

Lá se foi o intuito de deixar um diario tipo blog dos eventos pós operação.

Em 6 semanas já se passou muita coisa. As dores de port já passaram, a dor do estomago inflamado pós cirurgico também, ao fim da segunda semana já nao sentia. Até as cicatrizes já estao mais bonitinhas.

Há 2 semanas fui fazer o primeiro aperto de banda. O Dr. colocou-me 2.5ml de liquido e o processo doeu que se fartou. Contei 8 picadelas de agulha que deve ter sido as tentativas que fez até achar o lugar do port.
Nestas 2 ultimas semanas não tem sido pêra doce. Tenho tido dores ao comer e já vomitei varias vezes, 2 delas com bastante agressividade. Hoje falei com o médico e ele diz-me para comer menos e ainda mais devagar. Se a dor pressistir tenho de ir ao consultório, deve ter que retirar um pouco de liquido.

Neste momento estou com 104kg e gostava que fossem bem menos. Ao que estou a sofrer a recompensa poderia ser bem melhor hehe.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

De Volta - Pós-cirurgia

Tanto para dizer, tão pouco tempo.
Deixem-me cá ver se ainda ser ser resumida e sucinta.

Quarta- feira. 24 de Agosto de 2011
Peso inicial: 114Kg

Fui operada no Instituto CUF de Matosinhos.
Dei entrada ás 14.30 onde me puseram logo a soro, para me manter hidratada já que estava em jejum desde manhã. Deram-me uma bata horrível e umas cuecas que não tapam nada e assim fiquei até ás 18.30 que foi a hora que me vieram buscar para o bloco operatório.
O meu noivinho esteve comigo o processo todo e foi um grande companheiro. Ligou ás minhas amigas, aos meus pais assim que teve noticias minhas, esteve sempre ao meu lado.

Cerca das 21.30 voltei para o quarto com a pior sensação do mundo. Acordar da anestesia geral é um inferno. Doía-me tudo, queria vomitar e sabia que não podia, estava desesperada, mas passado pouco tempo e alguma medicação depois já estava controlada. Continuava com dores, especialmente no lado do port, mas já falava e ria-me.

No dia seguinte vim para casa, mas antes de vir ainda me deram almoço no Hospital - Sopa de legumes (deliciosa) que só consegui comer metade e gelatina, que guardei para o noivinho.
Não conseguia estar de pé durante muito tempo, e estava sempre ensonada. Por isso foi o dia praticamente a dormir.

Nos dias seguintes foi a esperada recuperação. Sempre com dores do lado do port, por isso tinha de dormir de barriga para cima ou para o outro lado. A minha gata tem a mania de me acordar a saltar para cima da minha barriga, por isso dormia com uma almofado por cima para proteger os ataques da minha felina hehe.

No final da semana já sai de casa para ir ás compras. Eu posso não comer praticamente nada, mas o meu noivinho come bem. Cheguei a casa das compras derreada, parecia que tinha tirado toda energia do meu corpo. Afinal fiz bem não ir trabalhar sexta-feira.

O que me traz ao dia de hoje, segunda-feira.
Já estou a trabalhar. Raios de cadeira. Não tenho posição nela.
Já me doí tudo mas é de tensão. Como não quero fazer força do lado esquerdo do abdómen, que é onde tenho o port, contorço-me toda para arranjar posição sentada. Mas agora doí-me as costas, o pescoço, os ombros e o peito. Bleh.
Sempre que posso levanto-me e dou uma voltinha.

Continuo com a dieta liquida até ao final do mês, tenho consulta na nutricionista dia 27/09

Até agora perdi quase 6kg, e claro que estão contente com esse resultado, mas não vejo a hora de  me passar estas dores todas.

Pippa

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Confirmado!!! É já amanha!!!!

Finalmente!!!!
Yes!!!

♥ YEY I'M AN HAPPY PONY ♥
Amanhã ás 14.30 tenho de estar no hospital.
Segundo percebi tenho de dar entrada, tratar da papelada, fazer o pagamento, que neste caso é um deposito do valor da cirurgia. Segundo eles, enviaram o meu processo para a seguradora, eu não estou á espera que paguem nada, mas pronto caso decidam comparticipar com algum ficarei ainda mais feliz.
Aconselharam-me a fazer o deposito em formato de cheque, ora cheques já não tenho á mais de 10 anos. Quer dizer que amanha antes de dar entrada no hospital vou ter de ir comprar cheques ao banco. Isto porque caso a seguradora pague alguma coisa eles devolvem-me o cheque, não fazendo nenhum movimento de dinheiro e pago "só" a diferença.

Estou tão entusiasmada............................. ☺
Logo vou sair mais cedo do emprego para ir á consulta de nutrição.
Amanhã ainda venho trabalhar o periodo da manhã.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ansiedade

Que ansiedade.... parece que o meu coração vai saltar fora do peito.
Liguei para o Hospital e nada, ainda não tem registo da minha operação. Deixaram mensagem com o meu médico para entrar em contacto comigo.
Começo a achar que é melhor começar a conformar-me que a operação vai ser adiada, mas ao mesmo tempo quero confiar que o meu medico não me vai deixar ficar mal e se disse que era quarta-feira, então é quarta-feira, depois de amanhã....................... ai!!

Quando tiver mais noticias faço um update, até lá aguardo em ansiedade.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Resultados do TAC

Tudo ok, a data mantém-se a mesma.

Um dos meus traços que define a minha personalidade é a necessidade pelo controlo. O facto de eu não poder controlar o meu peso deixa-me fora de mim. No dia a dia à muitas coisas que não tenho controlo e aceito bem. Já na relação, em casa, finanças, e afins tenho que sentir que estou em controlo. Hoje perdi uma noite de sono por causa deste meu feitio. Passei a noite a tentar convencer-me que está tudo controlado e que próxima quarta feira vou dar entrada no bloco operatório e passado um par de horas vou estar pronta para o meu estado larval em busca da metamorfose. Mas a verdade é que a maneira que o meu médico tem de tratar estes assuntos deixa-me fora de mim, até já liguei com o instituto para saber mais informações sobre a cirurgia, mas não tem nada marcado, segundo eles com o Dr.AS é normal. Ele trata de tudo e como está de ferias ainda não tratou.
Por isso respiro fundo, convenço-me a mim mesma que está tudo controlado e que na data marcada vou por o meu anel novo para poder renascer.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cada vez mais proximo

Na quinta feira (dia 4/08) fui á segunda consulta com o Dr. AS. De exames em mão (á excepção de 1) ele lá os viu e disse que teria de fazer um TAC á vesícula, ele descansou-me a dizer que é comum, mas que de qualquer das maneiras precisa dos resultados do TAC para poder fazer a cirurgia. Como nos resultados da endoscopia dizia que tinha a estômago inflamado ele prescreveu-me um protector gástrico para tomar durante 14 dias.
Como o Dr. vai estar de férias e eu queria a cirurgia, como se costuma dizer, para ontem, deu-me o numero de telemóvel para lhe ligar assim que soubesse do resultado da TAC e que ficava com a cirurgia marcada para dia 24/08 só se houver algum problema é que será adiado.

Hoje fui fazer a TAC, coisa horrorosa. Numa sala gélida, só com uma bata descartavel vestida, deitada numa maca dentro de uma maquina que mais parece saída de um filme de ficção cientifica alienigeno. Estava toda a tremer de frio até que me injectam com um liquido que lhe chamam de contraste e de repente todo o meu corpo aquece de um modo muito estranho e vem um sabor horroroso á boca. Contorci-me toda, isto entre exercicios de encher o peito de ar e esvaziar - gahhhh o que vale é que demorou pouco tempo até ao efeito desvanecer.

Uma má noticia. Eu fiz-me sócia da Adexo porque eles tem protocolos com varias entidades. Uma delas era com a clínica Doutor AS, o que me daria 10% de desconto em todas as consultas, cirurgia e tratamentos pós cirúrgicos. Pois é mas afinal já não vou ter esse desconto. O total da cirurgia vai ficar por 7400€. Como o seguro não comparticipa neste tipo de cirurgia vai ter de ser tudo pago por mim, o que vale é que vou conseguindo por os exames pelo seguro. Só as analises ao sangue é que saíram mais carotas (+ de 100€)

Ok, até dia 16 - dia que vou levantar o resultado do TAC que fiz hoje e já devo ter o resultado da biopsia que fiz ao pólipo que tinha no estômago.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Primeira Consulta + exames pre-operatorios

Estou de férias, por consequência estou com os horários todos trocados e não tão rígida nas refeições de certeza que se vai traduzir por desastre na balança no final das férias.

Semana passada lá fui á consulta, o Dr. AS foi muito simpático e explicou-me todos os procedimentos possíveis de cirurgia bariatrica. Depois de todos os prós, contras, estatísticas, acabei por me decidir pela banda gástrica por ser menos invasivo e com menos contras no que diz respeito á gravidez.
Comigo trouxe várias requisições de exames que já fiz todos á excepção de um que vou ter de o repetir :( espero que amanha o doutor aceite marcar a operação sem esse, queria mesmo ser operada até ao final do mês (fingers crossed).
Analises ao sangue (checked)
Analises á urina 24h (refazer)
Ecocardiograma c/ doppler (check)
Electrocardiograma (check)
Ecografia abdominal (check)
RX Pulmonar (check)
Endoscopia digestiva alta (check)
Todos os médicos que me fizeram os exames disseram-me que não encontraram nada que fosse impedir a cirurgia, simpáticos. A verdade é que nunca me passou pela cabeça o contrario por isso o ouvir medico após medico dar-me a confirmação que tenho o meus órgãos ok foi estranho.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mais uma semana

Peso idêntico - 112.5kg hoje.

Cada refeição que tenho feito tenho tido consciência do que estou a fazer. Tento mastigar mais devagar e por pedaços de comida mais pequena á boca. Inclusive troquei o meu garfo por um mais pequeno hehe.

Sábado fui á loja do cidadão para tirar o passaporte, mas chegamos lá tardito e já não foi possível. Então decidimos dar uma volta pela baixa do Porto. Ao tempo que já não fazia isso. Passamos por joalharias com ideia de ir ver alianças, mas não consegui entrar. Via o meu reflexo nas montras e não gostava da minha imagem. Com a auto-estima assim embaixo não consigo tratar de nada que seja relacionado com o casamento.

No Domingo á noite fiz a frango estufado com cogumelos e soja e caiu-me tão mal que estive enjoada ate adormecer. Ainda bebi um chá a ver se o estômago acalmava, mas nada.

Ontem andei com mudanças de escritório no trabalho. Cheiros a tinta, diluente e outros cheiros fortes fizeram com que ficasse outra vez enjoada. Também o facto de estar nervosa e ansiosa não deve ajudar.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A contar os dias para a consulta

A contar os dias para a consulta - (faltam 11).
Não há nada que eu queria mais neste momento do que recuperar o meu bem estar, físico e psicológico.

Nestas semanas já tenho tentado controlar o meu vicio pela comida e a tentar fazer as melhor escolhas, mas nem sempre com sucesso, pelo menos a balança não se mexe – hoje marcava 112.4kg / IMC = 37.13
Eu sei que depois da operação, não tem volta a dar. Vou ser obrigada a estar um tempo só a líquidos e depois só a papas e quando poder comer normalmente vão ter de ser porçõezinhas racionadas, super mastigada porque senão não tem como caber no estômago.
Isso não me assusta, na verdade o que me assusta mais é o médico dizer-me que não sou candidata. A operação em si e o resto, para já estou confiante nos profissionais. Eu sei que há efeitos secundários, e algumas complicações pós operatórias podem surgir, mas para já ainda não estou preocupada.

Estamos quase no fim de semana. Eu tenho andado tão esgotada a nível de trabalho e outras preocupações que a minha cabeça parece nem descansar quando durmo. Mas amanhã ainda não vai ser tempo de descanso. Tenho de ir com o noivinho á loja do cidadão para que ele faça o pedido do passaporte. Preciso de marcar os voos para a nossa Lua de Mel, enquanto há voos mais baratos.
Ao menos enquanto estou fora de casa controlo o ímpeto assaltar a despensa.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Primeiro passo - Consulta

Depois do fim de semana vem a introspecção e a culpa.

Os súbitos ataques á despensa, o pouco exercício físico, a balança continuar a teimar nos altos e baixos.

Hoje, e depois de já ter considerado bastante sobre esta opção, liguei para a clínica do Dr. António Sérgio (especialista em cirurgias de obesidade) e marquei uma consulta com ele.
A razão pela qual custou tanto a marcar é que se for em frente com  operação, vai sair tudo do meu bolso, o que significa que o dinheirinho que eu estava a guardar para a casa nova vai ter de desaparecer por um ano. Isto deixa-me triste, parece que dou um passo a trás e na verdade acaba por ser isso. No ano passado pesei 80kg, este ano pesei 118kg. No ano passado gastei mais de 3mil euros em tratamentos e passados poucos meses o meu corpo estava de volta ao que era.

Eu não quero ser uma gorda crónica. A minha ultima nutricionista disse-me que o corpo retém uma memória genética que só passados cerca de 2 anos de se manter num certo peso este consegue identifica-lo como peso normal. E que quem é gordinha e faz dietas rápidas acaba por ganhar de volta porque o corpo luta e actua como um mecanismo de defesa - ora se ficou 6 meses em fome, vai querer salvaguardar-se para outro possível ataque, e tudo que é ingerido passa a ser absorvido e o nosso corpinho vai aumentando gradualmente até quando nos damos conta já estamos com o peso todo outra vez.

Eu quero ter uma vida normal, na verdade tenho praticamente tudo para ser feliz. O que me falta é mais actividade, e se me privo dessa actividade é porque tenho vergonha do meu corpo. No ano passado quando estava com 80kg e ainda longe do peso ideal, estava tão feliz! Fui de férias para o Algarve, vesti fato de banho, apanhei sol, nadei na piscina - coisa que já não fazia á tanto tempo. Fui a concertos, acampei com amigos, dancei - senti que me encaixava e não sentia vergonha do meu corpo.

Este ano durante o curto período que estive grávida fiquei super assustada. Com 11 semanas de gravidez estava a pesar 118kg. O imaginar-me com a chegar ao fim da gravidez assustou-me tanto, quanto mais iria eu engordar? Seria eu capaz de me mexer bem durante a gravidez? E depois? quando o bebé nascesse como é que iria ser? Eu não quero ser a mãe obesa que não vai com o filho para a praia e pouco brinca com ele. Quero estar em forma para poder brincar com ele no chão sem me doer os joelhos. Poder correr a trás dele quando este tiver aprendido a andar.
Quando soube que tinha uma gravidez não evolutiva e iria ter de abortar fiquei de rastos, mas agora entendo como uma possibilidade de conseguir planear a gravidez num corpo mais saudável.

Bem, dia 26 de Julho vou ter a consulta com o doutor António Sérgio, vamos ver como corre e o que ele recomenda.

Assumindo responsabilidade pelo meu corpo.
futura ex-gordinha

Barra de Progresso